Rodando o R: Primeiros comandos

É claro que depois de instalado será necessário rodar o R para tanto vá no terminal (para usuários linux). É bom lembrar que o R assim como sistemas Unix diferenciam letras maiúsculas e minúsculas assim y é diferente de Y. Vamos antes de rodar o programa criar uma pasta onde ficarão os futuros arquivos de dados e resultados do R aqui no meu computador chamei-o de “r_work” dê o nome que quiser para este diretório contando que lembre-se que nele estarão armazenados as coisas relacionadas ao R. Para tanto no terminal digite: mkdir nomedonovodiretório [enter]. Entramos no diretório recém criado: cd nomedodiretóriocriado [enter]. Para rodar o programa digite R (maiúsculo mesmo!).

Se você viu essa tela

Tela de abertura R

Tela de abertura R

Então você está no R!!

Para sair a qualquer momento é só digitar q( ) aparecerá então a seguinte mensagem Save workspace image? [y/n/c] caso queira sair sem salvar os comandos que você executou então digite n ; caso não queira sair do R e retornar ao prompt digite c ; caso queira salvar o histórico de comandos para uma outra sessão de uso do R então digite y .

Continuamos…

Anúncios

Sobre Conrado

Meu interesse é no estudo do comportamento social e comunicação de lagartos. "Infófilo", entusiasta do software livre, da licença creative commons e do livre acesso da produção artística e intelectual.

Publicado em setembro 10, 2010, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: