R um software livre. Software livre?

R é um ambiente de software livre para análise estatística, mas o que é software livre?
A história do software livre é longa, remontando ao início da década de 1980 tendo como precursor Richard Stallman. O software livre1 é uma questão de liberdade, não de preço. Uma questão da liberdade de você usuário executar (rodar), copiar, distribuir, estudar, alterar e melhorar o software. Mais precisamente o software livre se refere a quatro tipos de liberdade para os usuários do software:

  • Liberdade de executar o programa para qualquer proposta (liberdade 0)
  • Liberdade de estudar como o programa trabalha e adapta-lo a suas necessidades (liberdade 1). O aceso ao código fonte do software é a precondição para isso.
  • A libersdade de redistribuir cópias de forma que você pode ajudar seus vizinhos (liberdade 2)
  • A liberdade de melhorar o programa e lançar a versão melhorada para o público de foma que toda a comunidade se beneficie com as melhoras implementadas (liberdae 3). O aceso ao código fonte do software é a precondição para isso.

O paradigma do software livre ultrapassou os limites da computação, principalmente pela apropriação do conceito de copyleft (uma antítese ao copyright) por diferentes ramos como a música e o mercado editorial. A revolução pelo fim da retenção do conhecimento e das artes. Eis a liberdade.

1- Em inglês “free software”: uma vez que na língua inglesa pode-se associar o “free” com de graça há a seguinte ressalva: To understand the concept, you should think of “free” as in “free speech”, not as in “free beer” ou seja para entender o conceito você deve pensar em “free” como em “free speech” (fala livre) não como em “free beer” cerveja grátis

Fonte: Parte do texto foi retirado de http://www.gnu.org/

Anúncios

Sobre Conrado

Meu interesse é no estudo do comportamento social e comunicação de lagartos. "Infófilo", entusiasta do software livre, da licença creative commons e do livre acesso da produção artística e intelectual.

Publicado em setembro 10, 2010, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: